quinta-feira, 21 de julho de 2011

Papercraft - Dicas para iniciantes (ou não) - Parte 1 de 5

Hoje eu vou dar algumas dicas pro pessoal que quer começar a montar papercraft ou que já monta mas ainda tem alguns problemas porque não pegou algumas manhas.
Como é de costume nos meus textos eu vou escrever respondendo a algumas perguntas que eu escuto com muita freqüência.

1-Qual seria o melhor modelo pra começar?
Antes de mais nada eu diria pra quem está começando escolher um modelo de algo que goste muito, isso ajuda a manter a pessoa empolgada e não desanimar já que o trabalho costuma ser demorado e as vezes complicado. Mas geralmente, quando o pessoal pergunta isso, ta querendo mesmo é saber do nível de dificuldade. Então eu diria pra escolher algo que seja simples, mas não seja ridículo. Tem que ser algo não tão complicado a ponto de você não conseguir fazer, mas também algo que não seja tão simples que você não se sinta orgulhoso de conseguir montar. Por isso mesmo eu vou contra a opinião de muitos que dizem para começar com cubecraft.
Comece com algo intermediário, sem formas arredondadas mas que também não seja só um amontoado de cubos. Algo com umas 5 paginas no máximo porque se for muito grande você vai demorar muito e vai desanimar mas nada de uma pagina só, porque se for muito simples o resultado final não vai te empolgar o bastante pra fazer o próximo (existem modelos bem legais ou até bem difíceis e complexos de uma pagina só, mas depois falo sobre isso). Observe as peças antes de imprimir e procure algo com instruções detalhadas, com imagens mostrando como fazer a coisa toda.

Exemplos de modelos ridiculamente faceis e ridiculos
 
 





Exemplos de modelos relativamente faceis faceis e bem legaizinhos




Exemplos de modelos dificeis e muito bonitos







2-Qual é o melhor papel?
Isso depende muito do modelo que você está montando, mas geralmente eu recomendo o papel Sulfite de gramatura 120, o pessoal das papelarias geralmente chama de Sulfite40. Ele é um sulfite comum que você encontra no tamanho A4 que cabe nas impressoras domésticas mas com uma gramatura maior que o sulfite que a gente costuma usar pra trabalhos escolares e coisas assim que é a gramatura 75 se não me engano. Isso faz com que o papel seja mais firme e não deixe o modelo molenga. Pra quem entende pouco ou nada de papel, gramatura é o quanto o papel é grosso, 120 é bem legal, 180 já fica até duro pra recortar mas é ótimo pra modelos muito grandes, 70 é fino demais e muitas vezes ele enruga quando a gente imprime algo escuro nele, ele é tão fino que o modelo não consegue sustentar o próprio peso depois de montado. Se o modelo for muito pequeno eu recomendo usar 90 porque quanto mais grosso o papel mais difícil de encaixar as peças pequenas e tem também o problema das linhas brancas sobre o qual eu vou falar mais tarde. Já o tamanho que eu recomendei é o A4, quanto menos o numero depois do A, maior será o papel. A4 é o papel que cabe na impressora doméstica, A3 já é grande demais e o A2 é quase do tamanho daquelas cartolinas que o pesoal usava nos trabalhos da escola. Lembrando que algumas vezes um único modelo pode precisar de gramaturas diferentes de papel, mas isso não costuma acontecer com os modelos para iniciantes.

3-Como é melhor imprimir?
Eu recomendo impressoras a jato de tinta. É mais barato e a gente encontra em qualquer lugar. Impressões a laser alem de ser mais caro tem um probleminha sério. A impressão racha quando você dobra o papel ou descasca quando você vinca. Fica mais bonita e tudo mais, mas eu não recomendo. Algumas pessoas dizem conseguir ótimos resultados com laser, mas eu só me frustrei.

Por hoje é só, vou dividir as dicas em vários posts pra não ficar muito enorme o texto. Fiquem a vontade para fazer perguntas.



Editando aqui pra colocar as fotos dos meus primeiros modelos. O primeiro e o segundo são iguais, mas primeiro eu montei com sulfite branco e depois com papel cartão colorido.Eu não procurei um modelo facil para começar, na verdade eu nem sabia oque era papercraft. Eu vi um gundam feito de papel e pensei "CARALHO!!! Eu quero fazer um Gundam de papel!!!" desenhei as peças no paint, imprimi e montei.




17 comentários:

  1. aeeee cubecraft é sempre muito foda ausdhaudhahsd

    ResponderExcluir
  2. malditas sulfites finas sabia q o problema era vcs
    agora eu posso tentar pra valer xP

    ResponderExcluir
  3. eu acabei com os meus papeis aqui, fazendo elementos de cena pra rpg ausdhadsudsadha

    ResponderExcluir
  4. acho q vale apena eu gastar as ultimas sulfites com cubecraft
    to de ferias msm vo gastar tudo hahaha... *----*

    ResponderExcluir
  5. Parem de montar cube, é desperdicio de tinta.
    Itau, você viu o castelo que eu te mandei?

    ResponderExcluir
  6. Cubecraft é pra criança de 5 anos! Hahahaha

    ResponderExcluir
  7. T-T
    tá bom vo tentar uns mais difíceis :D

    ResponderExcluir
  8. Esperem pelo proximo post antes de montarem qualquer coisa, tem dicas importantes nele.

    ResponderExcluir
  9. ÓTIMAS DICAS ..
    ME AJUDOU MUITO VALEU !!!!

    ResponderExcluir
  10. valeu ainda me perguntandu kual era o papel mais firme e isso me veio na hr certa muito obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  11. Quanto a impressão a laser, eu ouvi dizer que ela só racha quando a impressão é pobre. Para conseguir uma boa impressão a laser você precisa ir em uma gráfica de renome mesmo, para evitar problemas...

    ResponderExcluir
  12. Quanto a impressão a laser, eu ouvi dizer que ela só racha quando a impressão é pobre. Para conseguir uma boa impressão a laser você precisa ir em uma gráfica de renome mesmo, para evitar problemas...

    ResponderExcluir
  13. Você tem o molde do Link em tamanho real? foi o único que eu não consegui pegar. Se puder, passa pra mim por email (ma_carolina_@live.com)

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, alguém poderia me indicar um verniz? Moro em cidade pequena e até que encontrei um spray, mas sempre tá em falta. : ( Aqueles em latas para usar com pincéis servem?

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite, o que é melhor? imprimir em papel colorido ou branco??? qual papel é melhor?

    ResponderExcluir
  16. quero fazer um Superman em papercraft e não sei se imprimo em papel colorido ou branco, minha impressora é jato de tinta. Outra duvida, o modelo que baixei tem a versão com linhas e sem...não sei em qual devo imprimir

    ResponderExcluir
  17. fala ae galera, eu sou iniciante do papercraft e to com uma duvida em relação aos vincos. se eu colar as pontas sem dobrar tem problema? ou tenho que dobrar onde estão os pontinhos?

    ResponderExcluir